segunda-feira, 15 de julho de 2013

SBA promove Projeto Despertando a Afetividade

No dia 18/06 o Projeto Despertando a Afetividade levou os usuários e seus responsáveis para o Parque Nacional da Tijuca onde todos tiveram contato com a natureza e puderem estreitar os laços de afetividade que muitas vezes se perdem com a correria do dia a dia.


O projeto é realizado por todas as psicólogas da instituição e este foi dirigido pela psicóloga Roberta Burlamaque que escolheu o Parque Nacional da Tijuca, mais conhecido como Floresta da Tijuca, para estar trabalhando de uma forma prazerosa a interação de afetividade durante o passeio.


O passeio em si, é só uma estratégia, pois o verdadeiro objetivo do projeto é estimular o afeto entre cuidadores e aqueles que são cuidados e vice e versa.



Trabalhando em círculo, onde todos são iguais (onde não há uma relação de autoridade) foram propostas duas atividades diferentes.


Uma atividade inicial envolvendo a técnica de relaxamento onde existiu troca de toque, de massagem, olhar, fala, sorrisos e muita interação.


Alguns não acostumados com a troca de afeto, apresentaram um pouco de dificuldade...

Mas a proposta do projeto é justamente esta, trabalhar a troca de afetividade, estimulando principalmente entre os que não possuem.




No dia a dia corrido, com as varias atribuições, pouco tempo e em alguns casos nenhum, é separado para a troca de carinho.
Este é um dos momentos crucias do projeto.







Uma atividade inicial envolvendo a técnica de relaxamento onde existiu troca de toque, de massagem, olhar, fala, sorrisos e muita interação.Alguns não acostumados com a troca de afeto, apresentaram um pouco de dificuldade...




Alguns cuidadores acharam que os cuidados não serão capazes de fazer a atividade e se surpreendem!!!
Depois foi feita uma brincadeira como todos, do qual riram bastante e ouviram bastante elogios.
Algumas mães se surpreenderam, pois viram que os filhos entenderam e participaram muito bem da brincadeira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário